Vida em Abunância

Com a chegada de um novo ano, desafio a todos a empreenderem uma busca diligente e significativa pelo que chamo de vida em abundância – uma vida repleta de sucesso, bondade e bênçãos. Assim como aprendemos os princípios básicos na escola, ofereço-lhes algumas sugestões que podem ajudar todos a terem vida em abundância
.
Tenham uma Atitude Positiva
O primeiro princípio que vou abordar é a atitude.
William James, psicólogo e filsófoso norte-americano pioneiro, escreveu: “A maior revolução de nossa geração é a descoberta de que, ao modificarem as atitudes interiores da mente, os seres humanos podem mudar os aspectos externos de sua vida”
Muito na vida depende de nossa atitude. O modo pelo qual decidimos encarar as coisas e agir com as pessoas faz toda a diferença. Se dermos o melhor de nós e depois optarmos por ser felizes com nossas circunstâncias, sejam quais forem, poderemos ter paz e satisfação.
Charles Swindoll – escritor educador e pastor cristão – disse: “A meu ver, a atitude é mais importante(...)que os sucessos e o que os outros pensam, dizem ou fazem. É mais importante que as aparências, os talentos ou as aptidões. Ela pode erguer ou derrubar uma empresa, uma igreja ou um lar. O extraordinário é que podemos escolher a cada dia a atitude que adotaremos”.
Não podemos mudar o rumo do vento, mas podemos ajustar as velas. A fim de termos o máximo de felicidade, paz e satisfação, escolhamos uma atitude positiva.

Acreditem em Si Mesmos
O Segundo princípio diz respeito a crermos – em nós mesmos, nas pessoas em nossa volta e em princípios eternos.
Sejam honestos consigo mesmos, com os outros e com o Pai Celestial. Uma pessoa que só foi honesta com Deus quando já era tarde demos foi o Cardeal Wolsey que, segundo Shakespeare, dedicou uma longa vida ao serviço de três soberanos e desfrutou de riqueza e poder. Por fim, foi destituído de seu poder e de suas posses por um rei impaciente. O Cardeal Wolsey exclamou:

“Se a meu Deus eu tivesse servido com metade do zelo que dediquei ao soberano, Ele não me teria, nesta idade, abandonado nu diante de meus inimigos”

Thomas Fuller, clérico e historiador inglês do Século XVII, enunciou esta verdade:

“Quem não vive de acordo com suas crenças é porque não crê”.

Não se considerem limitados nem permitam que os outros os convençam de que são limitados no que podem fazer. Acreditem em si mesmo e, então, vivam de modo a atingir seu potencial.
Vocês podem alcançar o que acreditam que podem. Confiem, creiam e tenham fé.

Enfrentando os Desafios com Coragem
A coragem torna-se uma virtude proveitosa e significativa quando é vista menos como a disposição de morrer bravamente e mais como a de viver dignamente..
O ensaísta e poeta norte-americano Ralph Waldo Emerson disse:

“Precisas de coragem em tudo o que fizeres. Seja qual for o caminho escolhido, sempre alguém dirá que estás errado. Sempre surgirão dificuldades que te deixarão tentado a crer nos críticos. Traçar um curso e segui-lo até o fim requer a mesma coragem de um soldado. A paz tem suas vitórias, mas elas exigem homens e mulheres destemidos.”

Haverá momentos de medo e desânimo. Pode ser que venham a sentir-se derrotados. As chances de sucesso podem parecer ínfimas. Às vezes, vocês podem sentir-se como um Davi que tenta derrotar um Golias. Mas lembre-se de que Davi foi de fato vitorioso!
É preciso coragem para o impulso inicial rumo à meta sonhada, mas necessitamos de ainda mais coragem quando tropeçamos e temos de envidar novos esforços para vencer.
Tenha a determinação de empreender os esforços, a obstinação de lutar para atingir uma meta digna e a coragem não só de enfrentar os desafios que inevitavelmente virão, mas também de dobrar os esforços caso seja necessário. Às vezes, a coragem é aquela pequena voz ao fim do dia que diz:

 “Tentarei de novo amanhã”

Tenhamos em mente esses princípios ao iniciarmos nossa jornada no ano novo, cultivando uma atitude positiva, a crença de que podemos alcançar nossas metas e resoluções, e a coragem de enfrentar todos os desafios que porventura surgirem em nosso caminho. Então, teremos vida em abundancia.

Thomas S. Monson
Revista A Liahona - Janeiro 2012

Nenhum comentário: