Competências do líder

As quatro competências do líder, segundo Harry Kraemer

Muitos profissionais não se preparam para ser líderes. Geralmente, o sujeito espera pelo cargo e então vai buscar a formação para ser um bom gestor. O funcionário pensa: "Ah, vou deixar isso para o futuro. Afinal, eu ainda não tenho uma equipe". No futuro, essas serão as mesmas pessoas que se tornarão líderes incompetentes ou, no mínimo, problemáticos.
Um líder precisa ter quatro características essenciais: reflexão, auto-estima, equilíbrio e humildade (veja o quadro abaixo). Todas elas podem ser trabalhadas no dia-a-dia. Melhor ainda se houver a ajuda de um mentor. De novo, quanto antes começar a trabalhar essas habilidades, maiores as chances de sucesso na carreira.


1| REFLEXÃO

O líder precisa de um momento no dia para se desligar de todas as suas funções e refletir. Nesse instante, é sempre importante voltar às perguntas-chave: quais são os meus valores, quais são os princípios que defendo, quais são as coisas mais importantes para mim, será que os valores que defendo são claros para todos que trabalham comigo? Será que minhas ações são consistentes com o que prego? É essa habilidade de achar um tempo para pensar e colocar as coisas em perspectiva que acredito que os líderes estão perdendo. Poucos executivos refletem sobre seu papel nas organizações e nos valores que defendem e pregam. Se você não exercita a reflexão, dificilmente se conhece de verdade. E se você não se conhece, como pode liderar a si mesmo e a outras pessoas? Por isso, ter um tempo para refletir é muito importante.

2| AUTO-ESTIMA

É a habilidade de acreditar que as coisas podem ser feitas. Ter autoestima significa estar de bem consigo mesmo e entender que existem pessoas mais espertas do que você, mais atléticas do que você, mais influentes do que você. O fundamental é reconhecer aquilo em que você é bom e aquilo em que não é bom e conviver com isso. A partir daí, o líder se cerca de pessoas que são melhores que ele nos pontos em que ele é mais fraco. Parece simples, mas o que se vê nas organizações são líderes ruins cercados de gente mais incompetente por total insegurança do gestor com relação a seus pontos fracos. Na Baxter, eu sempre dizia: “Não estou tentando provar que estou certo e, sim, fazer a coisa certa”. Ao fazer isso, eu colocava o problema para todos.

3| EQUILÍBRIO
Esta é a habilidade de compreender todos os lados de uma mesma questão. O guru Stephen Covey [autor americano de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes] diz: “Procure entender antes de se fazer entender”. Ao compreender todos os lados de uma mesma questão, fica mais fácil encontrar a resposta mais lógica para um determinado problema. Um exemplo simples: como líder, você tem de saber se sua empresa está produzindo para ter retorno ou porque quer crescer. Ter clareza sobre a estratégia do negócio garante uma melhor gestão de pessoas. Eu realmente acho que o bom gestor precisa ter equilíbrio.

4| HUMILDADE
Essa competência significa reconhecer que, independentemente do nível em que esteja, você não é melhor nem mais importante do que ninguém. Cada pessoa da equipe é muito importante. Profissionais que interiorizam isso não se esquecem de onde vieram e mantêm as coisas em perspectiva.

Nenhum comentário: