Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Uma filosofia do sucesso
Um novo nível de pensamento

Albert Einstein disse que “Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estamos quando os criamos.”

Quando olhamos á nossa volta e para o nosso íntimo identificamos os problemas criados quando vivemos e interagimos dentro da Ética da Personalidade, começamos a compreender que estamos diante de problemas profundos e fundamentais que não podem ser resolvidos no nível superficial no qual foram criados.
Precisamos de um novo nível de raciocínio, um nível mais profundo – um paradigma baseado nos princípios que descrevem com precisão o território de existência e da interação humana eficaz – para solucionar essas abrangentes considerações.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes tratam precisamente desse nível de raciocínio. É uma abordagem à eficácia pessoal e interpessoal centrada em princípios, baseada no caráter e que tem lugar “de dentro para fora.

Definição dos “Hábitos”
O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê.  A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o querer fazer. Para transformar alguma coisa em um hábito na nossa vida, precisamos reunir esses três elementos: Conhecimento, Habilidade, Desejo

O Continuum da Maturidade
Os 7 hábitos não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas destinadas a estimular as pessoas. Em harmonia com as leis naturais do crescimento, eles oferecem uma abordagem progressiva, seqüencial e altamente integrada ao desenvolvimento da eficácia pessoal e interpessoal. Eles nos conduzem paulatinamente ao longo de um Continuum da Maturidade, da dependência para a independência até alcançarmos a interdependência.
No Continuum da Maturidade, a dependência é paradigma de você – Você tem de tomar conta de mim; Você fez a coisa certa; Você não fez a coisa certa; Eu culpo você pelos resultados.
A independência é paradigma do eu – Eu consigo fazer; Eu sou responsável; Eu sou autoconfiante; Eu sou capaz de escolher.
A interdependência é o paradigma de nós – Nós podemos fazer; Nós podemos cooperar; Nós podemos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior.

Definindo a Eficácia
Os 7 hábitos são eficazes. Como estão baseados em princípios, conduzem ao máximo de resultados benéficos a longo prazo. Tornam-se base do caráter pessoal, criando um centro poderoso de mapas corretos, a partir dos quais uma pessoa pode resolver problemas com eficácia, maximizar oportunidades e continuamente aprender a integrar novos princípios em uma espiral ascendente de crescimento.
Eles também são hábitos eficazes porque se baseiam em um paradigma de eficácia que está em harmonia com as leis naturais, um princípio que chamo de “Equilíbrio P/CP”, o que causa estranheza a muitas pessoas. Este princípio pode ser facilmente compreendido se recordarmos a fábula de Esopo sobre a galinha dos ovos de ouro.

·        Equilíbrio P/CP
A eficácia consiste no equilíbrio – que chamo de “Equilíbrio P/CP”. P representa a produção dos resultados desejados, os ovos de ouro. CP indica a capacidade de produção, a habilidade ou bem que produz os ovos de ouro.
A manutenção do Equilíbrio P/CP entre os ovos de ouro (a produção), saúde e bem-estar da galinha (a capacidade de produção), exige com freqüência uma boa capacidade de discernimento. Mas eu tenho a impressão de que essa é a verdadeira essência da eficácia. Consegue-se o equilíbrio entre o curto e o longo prazo.
O Equilíbrio P/CP é a verdadeira essência da eficácia. Aplica-se a todos os setores da vida. Podemos trabalhar com ele ou contra ele, mas sempre estará presente. É como o farol. A definição e o paradigma da eficácia são as bases dos 7 hábitos deste livro.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Stephen R. Covey
Tradução: Claudia Gerpe Duarte

Nenhum comentário: